Foto: Divulgação
A cidade de Vitória da Conquista realizou, no último dia 22 de novembro, o I Workshop de Segurança Rural do Sudoeste da Bahia. O evento promovido pelo Comando do Policiamento da Região Sudoeste e pela Rede Colaborativa Rural do município, com o apoio da Polícia Militar e da 92ª CIPM/Rural, teve o intuito de reunir autoridades e representantes das forças de segurança de diversos estados. Participaram os Comandos da Polícia Militar da Bahia, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.
O fórum compartilhou conhecimentos e práticas referentes ao patrulhamento no campo, bem como para ressaltar o uso de tecnologias e expertises ligadas ao policiamento rural. Dentre as ações inovadoras apresentadas, o Tenente Coronel PM Eduardo Moreira, Comandante da Companhia Independente Rural na Bahia, destacou um projeto que promete revolucionar a segurança e o patrulhamento nas ruas por meio da inteligência artificial. Esse projeto, desenvolvido pela empresa Tivic com o apoio da 92ª CIPM, recebe o nome de Guardião e consiste em um sistema de videomonitoramento móvel embarcado às viaturas.
O Guardião já está em funcionamento na zona rural de Vitória da Conquista e utiliza a tecnologia de reconhecimento de imagens para fazer a leitura das placas veiculares em circulação a fim de detectar veículos suspeitos, sejam eles roubados, clonados ou objeto de algum pedido de apreensão. Para isso, o sistema é equipado com uma câmera ligada a um estabilizador de imagens mecânico e um computador de bordo que possibilitam a análise e interpretação de dados com grande precisão.
Ocorrências desse tipo, normalmente, dependem de um chamado relatando o roubo ou a situação suspeita em andamento e, após a denúncia, os policiais precisam então entrar em contato com a central para obter mais informações. No entanto, com o Guardião, veículos com restrições podem ser identificados em tempo real, por meio de um sistema que gerencia essas informações e as sincroniza com o servidor de ocorrências das forças policiais, possibilitando um patrulhamento mais proativo e inteligente.
Contudo, o papel desempenhado pela 92ª CIPM/Rural, associado ao uso de novas tecnologias, foi notadamente destacado pela otimização do monitoramento de áreas críticas e da prevenção da ocorrência de novos crimes. A partir desse e de outros cases de sucesso, a primeira edição do Workshop de Segurança se consolidou como um ambiente enriquecedor para o intercâmbio de ideias e parcerias, diante de presenças ilustres como o Subsecretário de Segurança Pública, Sr. Marcel Oliveira, o Comandante-Geral da PMBA, Coronel Paulo Coutinho, além da participação ativa de agricultores, empreendedores e empresários do setor.