siga nossas redes sociais:

Vacina da dengue é contraindicada para imunossuprimidos; entenda

Foto: Divulgação

Com a alta no número de casos de dengue no Brasil, a vacinação tem sido intensificada para o público alvo recomendado. Diante disso quem tem alguma comorbidade, quando em algumas campanha são considerados prioridade com a dengue não funciona. Muito pelo contrário, a vacina é contraindicada.

 A reumatologista Viviane Machicado explicou que quando essa vacina chega em pessoas que têm algum grau de comprometimento do sistema imunológico, como por exemplo nesses pacientes que usam esse tipo de terapia, eles ficam vulneráveis, eles correm o risco de ter efeitos colaterais e aí eles podem até desenvolver sintomas que estão presentes quando a pessoa tem a doença da Dengue.

“Então é por isso que esses pacientes não devem se vacinar. Eles estão no grupo em que é contraindicada a vacina. Nesse grupo específico, principalmente aqueles que estão em uso de imunossupressores em altas doses, a gente tem que fazer as medidas de proteção de profilaxia, que é geral para a população”.

Já que não podem se proteger com a vacina, os imunossuprimidos devem adotar algumas medidas para se prevenir da dengue.

– Ter cuidado com reservatórios do mosquito;
– Evitar água parada;
– Usar muito repelente, principalmente nessa época do ano;

Outros grupos que devem evitar vacinas de vírus vivo são gestantes e nutrizes (amamentando), pessoas com imunodeficiências primárias ou adquiridas, incluindo aqueles em uso de terapias imunossupressoras, como pacientes oncológicos, transplantados e com doenças inflamatórias imunomediadas (reumatológicas).

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp