Foto: Divulgação
Começou nesta segunda-feira (29) e vai até o dia 9 de fevereiro, vistoria dos trios elétricos, mini trio, carros de apoio e cargos alegóricos que circularão no carnaval em 2024. O serviço será feito em veículos previamente cadastrados, no Parque de Exposições de Salvador, em Itapuã.
Durante a inspeção são analisados os itens de segurança, condições mecânicas e operacionais, equipamentos de prevenção e combate a incêndios, pneus e protetores de rodas, sistemas de freio, documentação do veículo e do condutor e estrutura do posto médico. Além disso, os sanitários e lanchonetes precisam também atender as normas da Vigilância Sanitária.
Após vistori, a Empresa Salvador Turismo (Saltur) entrega um adesivo de ‘veículo vistoriado’, que deve ser fixado na carroceria e visível para o desfile. Em caso de reprovação o proprietário do veículo terá até o último dia da vistoria para regularizar e reapresentar o veículo para inspeção.
“Com os veículos periciados, sabemos que estão legalizados, que estão dentro das condições o mais perto possível do ideal. Nesta vistoria, verificamos as melhores condições de conservação, mecânica, questões de segurança, tanto dos responsáveis quanto dos artistas, quanto guarda-corpo, escada de emergência e prevenção contra incêndio, com extintores em dia”, declarou a gerente de Carnaval da Saltur, Merina Aragão.
A vistoria também é válida para os trios elétricos que participarão da Melhor Segunda-Feira e do Pipoco, que precisam passar por vistoria completa antes de participar do desfile, nos dias 5 e 6 de fevereiro.