Foto: Rafael Dell Antonia/ @riodosuldoalto
As fortes chuvas que atingem Santa Catarina deixaram mais de 12 mil pessoas desabrigadas. Cerca de 135 municípios do estado foram atingidos. De acordo com o g1, pelo menos duas pessoas morreram, um bebê ficou ferido e 82 cidades decretaram estado de emergência.
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) informou que o estado tem 12.289 pessoas que precisaram sair das casas onde moram, por conta dos alagamentos e enchentes. Ao todo, 168 abrigos estão dando assistência a população de 67 cidades.
Cidades como Rio do Sul, Blumenau e Lontras, no Vale do Itajaí foram as mais atingidas. A Defesa Civil estadual informou que as chuvas devem voltar com força nesta quarta-feira (11), com riscos de temporais com granizo em todo o estado.
Em Rio do Sul, 22 abrigos estão recebendo as famílias desabrigadas, e, até a noite de terça-feira, 1.285 pessoas já tinham sido acolhidas no local. A Prefeitura estima que 4.087 casas foram atingidas pelos alagamentos, e 11,8 mil pessoas estejam sem abrigo.
Já em Tubarão, no sul do estado, existem 10 abrigos, em Blumenau nove, e em Lontras oito locais que estão prestando apoio a essas famílias. Totalizando, 135 munícipios tiveram estragos causados pelos alagamentos, número que representa 46% do estado.