siga nossas redes sociais:

TRAGÉDIA NO RS: forte chuva eleva o nível do Guaíba em 41 centímetros

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Paratini

Apesar da diminuição de intensidade das chuvas em quase todo o Rio Grande do Sul, o nível do Guaíba continua subindo e assustando a população cda região metropolitana de Porto Alegre, além de causar mais prejuízos e transtornos.

Nesta terça-feira (14), o nível do lago subiu 0,41 centímetros, atingindo 5,21 metros – 2,21 metros a mais que a chamada cota de inundação, que é de 3 metros. O recorde histórico, 5,33 metros, foi registrado na semana passada.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o maior volume é reflexo das chuvas que ocorreram no último fim de semana, no Vale do Taquari, de onde as águas correm em direção à região metropolitana da capital gaúcha pelos rios que desembocam no Guaíba.

Os técnicos preveem que o nível do Guaíba pode superar os 5,4 metros nesta terça-feira, a depender da atuação do vento sul, que retarda a vazão das águas para a Lagoa dos Patos, de onde elas desaguam no oceano.

Até a noite de ontem (13), a prefeitura já contabilizava 13.688 pessoas acolhidas em um dos 159 abrigos em funcionamento na capital gaúcha. Segundo Melo, a prefeitura está preparada para alojar mais pessoas nos abrigos existentes e em outros que serão disponibilizados.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp