siga nossas redes sociais:

Governo da Bahia recebe nota máxima do Tesouro Nacional por excelente gestão da conta pública

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Por boa gestão financeira, o governo de Jerônimo Rodrigues (PT) deu ao Estado da Bahia a nota máxima da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), no quesito que avalia a Capacidade de Pagamento (Capag) dos estados e municípios brasileiros.

A classificação como Capag A tem como referência o desempenho das contas públicas no ano de 2022, está no site da STN: tesourotransparente.gov.br/temas/estados-e-municipios/capacidade-de-pagamento-capag.

A conquista da Capag A amplia as condições de acesso do Estado ao aval da União na contratação de operações de crédito destinadas a novos investimentos. Também constitui um reconhecimento importante quanto à qualidade das contas públicas e à eficiência do equilíbrio fiscal.

O governo, que já tinha a nota B na Capag e já era apta a ter o governo federal como avalista em financiamentos por instituições financeiras nacionais e internacionais, com a nova classificação vê ampliadas as credenciais para obtenção deste aval, conforme avalia a gestão.

Jerônimo disse que a nota viabilizará na prática a ampliação do programa de investimentos do governo baiano. “Esta é uma conquista importante porque mostra o reconhecimento pelo equilíbrio das contas públicas e amplia as oportunidades para continuarmos com os investimentos que estão transformando a Bahia, seja na educação, na saúde, na segurança, na infraestrutura e na mobilidade”, declarou.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp