Foto: SSP
A guerra de facção tem se intencionado em Mirantes de Periperi. Traficantes do Comando Vermelho (CV) começou a avançar na semana passada com a intenção de controlar o tráfico de drogas no bairro que, até então, era de domínio do rival Bonde do Maluco (BDM).
Desde o dia 10 de abril que intensos tiroteios são registrados no bairro. Um morador identificado como Reginaldo Pereira Santos, de 51 anos, foi vítima de bala perdida enquanto estava em sua casa na 4ª Travessa Lindaura Borges. Ele não resitiu.
Em seguida, uma cabeça decapitada e um corpo também foram encontrados na região. A suspeita é de que as vítimas foram torturadas antes de serem mortas.
Agressivos, traficantes do CV deixam suas marcas nas residências. Por lá, é possível ver imóveis pichados e cravejados de balas. Aulas, atendimentos em unidades de saúde e ônibus foram suspensos devido a sensação de insegurança.
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) determinou o reforço por tempo indeterminado no combate às facções na região. Na manhã desta quarta-feira (17), uma operação é realizada no bairro. Agentes se concentram na Baixada de Mirantes, onde estariam os criminosos do CV.
O CV, que é cria do Rio de Janeiro, se alinhou ao Comando da Paz (CP), enquanto o BDM fechou parceria com o Primeiro Comando da Capital (PCC). A facção carioca trouxe para a capital baiana seus métodos criminosos, como o uso de barricadas para dificultar o acesso de PMs às áreas dominadas, além da cobrança de “pedágios” para comerciantes locais.