Foto Fábio Rodrigues
Artista paulistano reconhecido internacionalmente pelas suas grandiosas intervenções urbanas que chamam atenção para questões ambientais e políticas, Eduardo Srur expõe pela primeira vez na Bahia com a instalação “A Arte Salva” na programação de setembro da edição 2023 do TAMAR Cultural, projeto de dinamização dos espaços do Projeto Tamar no Brasil. A mostra será aberta no dia 21 de setembro, no Centro de Visitantes de Praia do Forte, e vai até 22 de outubro, com entrada gratuita. Nos dias 22 e 23 de setembro, o artista conduzirá oficinas abertas ao público que demonstram como é possível utilizar a arte sustentável para transformar realidades através da reciclagem de plástico, gerando novos produtos ao vivo.
Em conexão com a missão do Projeto Tamar de salvamento de tartarugas marinhas, a instalação de Srur utiliza, entre outros materiais, redes fantasma coletadas do mar, que representam hoje uma das maiores ameaças à vida das tartarugas marinhas no Brasil, uma vez que as espécies são capturadas por esse artefato abandonado de pesca e acabam morrendo sem conseguir se soltar. Também integram a mostra boias salva-vidas originais de uma obra colaborativa realizada em Brasília, em 2011, quando dezenas de pessoas lançaram 360 unidades no espelho d’água em frente ao parlamento, propondo o resgate da consciência cívica e da percepção humana.
“A exposição se ampara no campo da arte para resgatar os valores da sociedade, a responsabilidade das instituições e o dever de cada pessoa. Penso que o papel da arte é resgatar a consciência do público para questões importantes. O Tamar cumpre essa missão no campo ambiental. Ou seja, são projetos que atuam em áreas diferentes, mas na essência se relacionam”, comenta o artista.
A terceira edição do TAMAR Cultural acontece via Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio da Braskem e da Unigel, realização da Trevo Produções, Projeto Tamar, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.
SERVIÇO:
TAMAR CULTURAL / Setembro
Quando: 15 a 23 de setembro
Onde: Praia do Forte/Mata de São João-BA
Local: Centro de Visitantes do Projeto Tamar
Atividades:
15/09 – Oficinas de Musicalização com materiais recicláveis para estudantes da rede pública
– Oficina de arte-educação para o público geral
16/09– Dudu Lima convida Wagner Tiso I Ingressos: R$ 60 e R$ 30 I Sympla e Bilheteria do Projeto Tamar
21/09 a 22/10 – Instalação “A Arte Salva” – Eduardo Srur I Entrada franca
22 e 23/09 – Oficinas artísticas “A Arte Salva” – abertas ao público