siga nossas redes sociais:

Sociedade Brasileira de Pediatria alerta para alto índice de suicídio entre jovens

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos de idade cometem suicídio no Brasil a cada ano. A informação foi divulgada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), com levantamento histórico feito entre 2012 e 2021. O dado está registrado no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde. A informação foi divulgada pela Agência Brasil nesta sexta-feira (29).

A responsável pelo Departamento Científico de Prevenção e Enfrentamento das Causas Externas na Infância e Adolescência da SBP, Luci Pfeiffer, afirmou que “com certeza” há um número muito maior subnotificado. “São aqueles casos [da criança ou adolescente] como se caísse, tomou remédio a mais, e ali tinha o desejo de morte”, explicou a presidente.

Os dados atuais apontam que o Brasil registrou 9.954 casos de suicídio ou morte por lesões autoprovocadas intencionalmente. “Todo dia morrem três crianças por suicídio no Brasil”, disse Luci Pfeiffer. Segundo ela, existe todo um arsenal de estímulos nas redes sociais de autoagressão e do suicídio como uma saída. “Daí a importância de se falar sobre isso, dos sinais de alerta para procurar ajuda, porque há um problema a tratar”, completou.

Segundo o levantamento, a maioria dos casos está consolidada entre os adolescentes. Ao todo foram 8.391 óbitos (84,29%) na faixa etária de 15 a 19 anos; e 1.563 mortes (15,71%) na faixa de 10 a 14 anos de idade. “Na verdade, até os 26 anos, é o maior número de casos no país e no mundo também”, pontuou Luci Pfeiffer.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp