A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inaugurou nesta sexta (1º), o Primeiro Ambulatório Municipal Especializado em Saúde LGBTQIA+. O órgão será localizado no Multicentro de Saúde Carlos Gomes, na rua de mesmo nome.
Como o nome sugere, o ambulatório tem como objetivo atender a popualação LGBT, vítima constante de discriminação e atos que atentam contra a integridade.
“Essa iniciativa pioneira reuniu esforços conjuntos da gestão para reafirmar o compromisso da PMS no cumprimento do Plano Municipal de Políticas e Direitos Humanos da população LGBT+, no Programa de Combate a LGBTfobia Institucional, assegurando um cuidado especializado, com acolhimento incondicional às vidas. Sem dúvidas, trata-se de uma iniciativa histórica necessária”, disse a titular da SMS e vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Mattos.
O ambulatório ofertará cuidado especializado em saúde nos seguintes eixos: Cuidado integral a pessoas trans e travestis, incluindo oferta de hormonização e acompanhamento das alterações corporais; Atenção aos casos de sofrimento mental moderado; Oferta de insumos de prevenção combinada ao HIV, incluindo a Profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP); Detecção precoce do câncer de colo do útero e mama.