siga nossas redes sociais:

Senado aprova PEC que limita ações do STF

Foto: Reprodução/CNN

O Senado aprovou nesta quarta-feira (04), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita decisões monocráticas e pedidos de vista nos tribunais superiores, que pode impactar na atuação da Supremo Tribunal Federal (STF). 

A aprovação na CCJ do Senado expõe a queda de braço entre Legislativo e o Judiciário. No entanto, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso disse “não ver razão” para alterar o período de atuação dos magistrados. 

Em Brasília durante entrevista coletiva, Barroso afirmou “ver com simpatia” a disposição em discutir o tema, mas não acredita nos benefícios da mudança. 

Em relação a interação dos Poderes, Barroso disse ter “a melhor relação possível” com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). 

“A capacidade de dialogar não exige concordância, apenas o espírito de boa fé e de boa vontade, e isso acho que todos nós temos”, concluiu. 

No Brasil, ministros do STF não têm um mandato estabelecido, exceto pela aposentadoria compulsória ao completarem 75 anos. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp