siga nossas redes sociais:

SE LIGUE! OMS faz alerta para pressão alta e classifica Brasil como “pior situação”

Foto: iStock

É preciso observar os sinais. A recomendação é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que divulgou um relatório que detalha o impacto global da hipertensão arterial, com dados sobre a incidência da doença em cada país.

O estudo aponta que um a cada três adultos em todo o mundo sofre de pressão alta. No Brasil, está acima da média, com 50,7 milhões de hipertensos entre 30 e 79 anos (ou seja, 45% da população) .

A doença é classificada como “assassina silenciosa” e seu impacto é “devastador”, segundo a OMS. A hipertensão geralmente não provoca sintomas – motivo pelo qual há uma baixa adesão da população ao tratamento -, mas pode levar à morte ao provocar acidente vascular cerebral (AVC), ataque cardíaco, danos renais, entre outros problemas graves de saúde.

Além disso, o relatório mostra ainda que o número de indivíduos que vivem com hipertensão (quando a pressão arterial é igual ou superior a 140/90 mmHg ou há uso de medicamentos para hipertensão) duplicou entre 1990 e 2019. Atualmente passando de 650 milhões para 1,3 bilhão. Ainda segundo a OMS, quase metade das pessoas com pressão alta em todo o mundo desconhece sua condição.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp