siga nossas redes sociais:

Saúde:  espera por transplante de coração foi menor que 30 dias para 27,5% dos pacientes

Saúde: espera por transplante de coração foi menor que 30 dias para 27,5% dos pacientes

Foto: reprodução

No Brasil, de 1º janeiro até 27 de agosto deste ano, o tempo de espera para transplante de coração foi menor do que 30 dias para 72 dos pacientes na lista, o equivalente a 27,5% do total de pessoas transplantadas. Para outros 65 pacientes, o tempo de espera foi de 30 a 90 dias. Isso significa que mais da metade do percentual de pacientes teve a oportunidade de receber a doação em até três meses, segundo dados do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde.

De acordo com a coordenadora-geral do Sistema Nacional de Transplantes, Daniela Salomão, o procedimento cardíaco necessita de agilidade, quem está na lista são pessoas com necessidades urgentes. O sistema brasileiro trabalha exatamente para conseguir alcançar esse resultado no menor tempo possível.

O SNT possui critérios para elegibilidade do procedimento, como a compatibilidade de grupo sanguíneo, peso, altura, além dos critérios de gravidade que formam a prioridade na lista. São critérios específicos, como:  paciente fez um transplante hoje e aquele coração transplantado não funcionou bem, não está bombeando adequadamente. Este paciente terá o maior nível de prioridade. É o caso de quem está utilizando uma circulação extracorpórea também.

Ainda de acordo com a coordenadora do SNT, em segundo lugar na lista de critérios técnicos, ficam os pacientes que estão usando droga vasoativa que ajuda o coração a ter mais força para bombear o sangue em um período superior a seis meses. Em terceiro lugar, são priorizados os pacientes que estão utilizando a medicação vasoativa, mas por um período inferior a seis meses. Depois, são priorizados os pacientes que estão em casa aguardando o transplante.

Todos os critérios são computados dentro de um sistema informatizado. Quando um paciente receptor é inserido no sistema pela equipe de transplante, todos esses dados são informados. Quando são inseridos os dados do doador, é o sistema informatizado, por meio de algoritmos, prevendo todos os critérios, que vai gerar a lista de pacientes aptos a receber o órgão doado.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp