siga nossas redes sociais:

SAÚDE: comer batata frita pode aumentar risco de demência, diz pesquisa

SAÚDE: comer batata frita pode aumentar risco de demência, sugere pesquisa

Foto: Reprodução

Aquela porção de batata frita que sempre levanta polêmica por conta dos prejuízos que traz à saúde ganhou mais um argumento contrário. Comé-las pode aumentar o risco de demência, sugerem cientistas da Universidade de Chicago.

Na verdade, os pesquisadores se concentraram em estudar os efeitos do consumo prolongado de óleo de cozinha reutilizado – método de preparo comum em restaurantes, seja para batatas fritas, pastéis ou coxinhas de frango. O óleo reaquecido contém impurezas prejudiciais ao cérebro que são absorvidas pelo corpo com a alimentação.

Os cientistas avaliaram os efeitos de uma dieta rica em alimentos preparados com óleo reaproveitado para a saúde de ratos. Segundo o estudo, roedores que consumiram óleo de gergelim ou girassol reaquecido apresentaram marcadores de inflamação mais altos, bem como danos aos vasos sanguíneos e sinais de declínio cognitivo em comparação com os do grupo controle.

Os resultados foram apresentados no encontro anual da Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular, que está sendo realizado nos Estados Unidos nessa semana.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp