Foto: Reprodução
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo menos 15 milhões de pessoas no Brasil não têm nenhum dente. A maioria das pessoas afetadas são idosos.
O que pode causar a perda dentária? São vários fatores: falta de cuidados com a higiene bucal, adiar o tratamento que precisa ser feito e até o uso de alguns medicamentos.
Principal vilã da saúde bucal, a cárie é a segunda doença mais comum do mundo, só ficando atrás do resfriado, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). São quase três bilhões de pessoas afetadas pelo problema em nível global. Ao, todo, 50% das crianças de 0 a 5 anos também têm cárie.
O que é a cárie?
Elas surgem a partir de bactérias que se alimentam dos restos de alimento depositados nos dentes. Esses microrganismos formam placas e produzem um ácido que, aos poucos, vai corroendo os minerais que formam o dente, até formar um buraco.
A cárie é considerada uma doença crônica não transmissível e, em 2015, o gasto com seu tratamento em todo o mundo foi de 245 bilhões de dólares, segundo estudo da Universidade britânica Kings College London.