siga nossas redes sociais:

SÃO JOÃO DA BAHIA: Sesab aponta redução nos casos de queimaduras no estado

Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

De acordo com os dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), de quinta-feira (20) até às 7h desta terça-feira (25), foram registrados 66 casos de queimaduras relacionados aos fogos de artifício e fogueiras de São João. O número leva em consideração os atendimentos nas unidades hospitalares da pasta, que contam com leitos de referências para vítimas de acidentes que causam queimaduras.

Conforme o balanço, há uma redução no número de atendimentos a vítimas de queimaduras no São João de 2024 nas unidades estaduais de referência, comparado aos dados do ano passado. Ao todo, neste ano, houve 66 ocorrências, contra 71 em 2023, um decréscimo de 7%.

Em Salvador, o Hospital Geral do Estado (HGE) recebeu o mesmo número de atendimentos nos dois anos: 47. Destes, 32 foram por explosões de bombas e 15 por queimaduras diversas. Aproximadamente metade dos pacientes foi oriunda do interior do estado. O número preocupante é que, dos 47 pacientes, 21 eram menores de 13 anos, ou seja, 44,6%. Também não houve registros de pacientes graves.

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), no Recôncavo, recebeu a maior parte dos pacientes e também teve uma boa redução de atendimentos. Em 2024, foram 13 ocorrências, cinco a menos que no ano passado. Quatro pacientes eram moradores de SAJ e os outros nove dos municípios de Muritiba, Governador Mangabeira, Cruz das Almas e Lauro de Freitas.

Já em Barreiras, no Hospital do Oeste (HO), e no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), houve apenas dois atendimentos em cada, contra três, em cada, em 2023. Os dois atendimentos registrados no HRJ foram por queimaduras por pólvora sendo um paciente de Juazeiro e outro de Senhor do Bonfim. Os dois atendimentos registrados no HO foram um por queimaduras por pólvora e o outro por explosão de bomba, sendo um paciente de Barreiras e outro de Canápolis.

No Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, que não registrou atendimentos em 2023, teve duas ocorrências neste ano, ambas por queimaduras, sendo um paciente de Irecê e outro de Várzea da Roça.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp