Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Os números do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), que foi usado nos eventos do São João da Bahia, apontam que os festejos juninos na Bahia receberam pelo menos 2,5 milhões de baianos e turistas.
A tecnologia para contagem de público foi implantada na capital baiana e em mais 10 municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e do interior. Além disso, o reconhecimento facial também contribuiu para localizar 10 fugitivos da justiça em diversas cidades da Bahia, incluindo Salvador, Jequié, Irecê, Jagaquara, Porto Seguro e Santo Estevão.
As equipes da Polícia Militar (PM-BA conseguiram capturar esses indivíduos, que enfrentam acusações que variam de homicídio, tráfico de drogas, roubo a pendências relacionadas a pensão alimentícia.
No Pelourinho, teve quase 70 mil pessoas curtindo o São João na última segunda-feira (24), data que celebrou o nascimento do santo que batizou Jesus Cristo nas margens do rio Jordão. No dia de São João, 69.540 baianos e turistas optaram pelo Pelourinho para curtir mais uma noite do festejo junino, mais que o dobro de pessoas que foram ao Parque de Exposições – o local recebeu 33.751 pessoas na segunda (24).
A contagem do público foi encerrada na madrugada desta terça-feira (25) e divulgada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA). O balanço do número de pessoas nos espaços é realizado pelo Sistema de Reconhecimento Facial da SSP-BA, após passagem pelos Portais de Abordagem. As repetições são descartadas.