Foto: Divulgação
Nesta quarta-feira (13) é comemorado o dia de Santo Antônio, o santo que da inícios aos festejos juninos e que tem a fama de casamenteiro. A data foi escolhida foi o dia em que o santo morreu.
Fernando de Bulhões e Taveira de Azevedo, nasceu em Lisboa em 1195 e adotou o nome de Antônio aos 25 anos, quando ingressou na Ordem dos Frades Menores.
Antônio foi declarado santo pelo papa Gregório IX, 11 meses após sua morte com 53 registros de milagres atribuídos a ele, mas nenhum estava relacionado a casamentos.
A fama de casamenteiro veio depois que o religioso atendeu ao pedido de uma moça que só conseguiria se casar se tivesse um dote (dinheiro ou posses que a família da noiva oferecia ao noivo, para convencê-lo a se casar).
Após rezar diante de uma imagem de Santo Antônio, a moça recebeu um bilhete com instruções que lhe renderam 400 escudos, por conta de uma promessa que o comerciante se lembrou havia feito a Santo Antônio e que não havia cumprido: dar 400 escudos de prata a um desconhecido. A jovem recebeu a quantia e pôde se casar.