siga nossas redes sociais:

Salvador “work”

Capital baiana está entre as dez primeiras capitais em Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças. A cidade avançou 19 posições e terminou o segundo trimestre na oitava entre as capitais do país

Após a revisão dos créditos de classificação de risco de diversas atividades econômicas, por meio das secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e da Fazenda (Sefaz), a capital baiana obteve ótimo resultado no Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças, elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

O posto é resultado do empenho da administração municipal em facilitar o processo de abertura de empresas, ampliando, em julho de 2022, de 149 para 405 o número de tipos de negócios considerados “baixo risco A”, encabeçando outras grandes capitais, como Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Fortaleza (CE).  Mesmo após o crescimento, a tendência é que o município avance ainda mais no ranking, já que mais 159 atividades passaram a ter licenciamento automático. Agora, 564 categorias podem receber autorização imediata para funcionamento.

A atual posição foi colocada em prática após a criação do Comitê Municipal de Desburocratização para o Desenvolvimento Econômico de Salvador, instituído pela Prefeitura no último mês de maio. Formado por membros da Semdec, Sefaz, Sedur, Semge, Semit e Vigilância Sanitária (Visa), além da Procuradoria-Geral do Município (PGMS) e do Sebrae, o grupo tem como objetivo discutir e implementar medidas de estímulo à desburocratização de processos e desenvolvimento econômico na cidade.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp