siga nossas redes sociais:

Salvador recebe reforço contra o crime organizado; conheça o COT de Brasília

Foto: divulgação PF

A capital baiana recebeu na noite desta sexta-feira (15), o reforço de 15 agentes da Polícia Federal, que vão reforçar as operações contra o crime organizado no bairro de Valéria. Os policiais fazem parte da equipe do Comando de Operações Táticas (COT) de Brasília. Eles chegaram equipados de um helicóptero à capital baiana para atuar em conjunto com as Polícias Civil e Militar. 

Os reforços vão atuar nas áreas onde ocorreram os confrontos. Em meio a operação, denominada Fauda, os policiais federais agiram em conjunto com policiais civis e militares quando se depararam com 40 criminosos armados de fuzis em uma mata. Um agente da PF morrei no confronto, o policial federal Lucas Caribé, e outros dois ficaram feridos. Quatro criminosos morreram durante a troca de tiros.

O COT foi treinado para atuar na Copa do Mundo de 2014. A unidade de operações especiais e contraterrorismo da PF era tida como uma espécie de “última alternativa”,  caso as outras forças de segurança que atuariam no mundial falhassem. 

Com uma carga de pouco mais de 100 operações por ano, a equipe do COT é formada por policiais federais treinados à exaustão para atuar em situações diversas, como desarme de bombas, resgate de reféns e até assalto a bancos, prisão de traficantes internacionais e operações de reintegração de terras indígenas.

O COT também é a única tropa brasileira permitida a operar com munição calibre 338, capaz de parar um veículo com um único tiro. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp