Foto: Bruno Reis / Divulgação
Em convenção na tarde deste domingo (21), o Partido da Renovação Democrática (PRD) decidiu migrar da campanha da vereadora Débora Régis, do União Brasil, e, após uma acirrada manobra da oposição pela conquista do apoio do partido, voltar a apoiar as candidaturas de Rosalvo (PT) e Naide a prefeito e vice. O evento da Coligação Lauro do Lado Certo para Avançar cada Vez Mais, realizado em Itinga, contou com a presença da chapa e da prefeita Moema Gramacho.
Com essa decisão, amparada por liminar judicial, o partido volta às suas origens, ao lado dos partidos que apoiavam a atual gestão municipal. O compromisso do PRD foi assumido pelo presidente de honra do partido, Marconi Sales, na presença também do presidente do MDB de Lauro de Freitas, Capitão Olinto, e do presidente do PT, Jones Carvalho.
Entenda o caso
O retorno do PRD (fruto da fusão entre o Partido Patriota e o PTB) à base da prefeita Moema Gramacho e a reafirmação do apoio a Rosalvo e Naide ocorrem após um processo de articulação política entre as legendas. O Patriota sempre esteve alinhado com a prefeita, inclusive com o vereador Alexandre Marques eleito por suas fileiras, e, mesmo com a fusão, o PRD manteve seu apoio à administração municipal. Mas o vereador Alexandre Marques, então presidente do partido, decidiu afastar-se do cargo para focar em sua reeleição, passando a liderança para seu vice-presidente, Jessé Lima Rosário, que, seguindo o estatuto do partido, assumiu definitivamente a presidência e liderou uma série de ações, incluindo filiações e preparação de chapa com novos candidatos.
No entanto, Jessé Lima Rosário foi surpreendido por notícias que alegavam o rompimento do PRD com a base da prefeita, sugerindo apoio à candidata Débora Regis. Ao verificar a composição municipal no TSE, descobriu sua destituição e a de toda sua comissão executiva, substituídos, sem aviso prévio, por uma nova comissão nomeada pela Comissão Provisória Estadual do PRD na Bahia, liderada por Francisco Eude.
Jessé Lima Rosário buscou explicações com Eude, ressaltando todo o trabalho realizado e os prejuízos que a destituição causaria aos candidatos já filiados, uma vez que o prazo de filiações havia expirado em 6 de abril. Apesar de seus esforços para reverter a situação, a decisão de destituição permaneceu.
Diante da intransigência, Jessé Lima Rosário ingressou com uma ação anulatória, junto à 180ª Zona Eleitoral de Lauro de Freitas. A justiça deferiu a medida liminar, anulando o ato que destituiu a comissão provisória municipal e restabelecendo Jessé Lima Rosário à presidência do PRD. Assim, neste domingo (21), sob a liderança de Jessé, o PRD realizou sua convenção partidária, homologando 22 candidatos, sendo 9 mulheres e 13 homens, e confirmando sua coligação com a Federação Brasil da Esperança (FÉ BRASIL) e outros partidos.
“O PRD reafirma seu compromisso com a base da prefeita Moema Gramacho, declarando apoio incondicional à candidatura de Rosalvo e Naide”, frisou Jessé. Essa decisão, segundo ele, “reforça a estabilidade e continuidade das políticas municipais, mostrando o comprometimento do PRD com o desenvolvimento de Lauro de Freitas, sob a liderança da prefeita Moema Gramacho, e a confiança do partido na continuidade e progresso da cidade”.