siga nossas redes sociais:

RESUMÃO: confira os estragos causados pelas chuvas em Salvador e no interior

Foto: Redes Sociais

A quarta-feira (20) foi de caos em Salvador e no interior do Estado. As fortes chuvas que atingiram a capital baiana foram acompanhadas de trovões e rajadas de vento acima de 63 km/h, o maior registrado este ano segundo a Defesa Civil de Salvador.

O índice pluviométrico previsto para todo o mês de dezembro é de 63,4mm. No entanto, em apenas duas horas, em diversos pontos da capital, foram registrados acumulados em torno dos 50 mm.

A mudança climática é devido ao Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Alagamentos, quedas de árvores, destelhamentos e outras ocorrências foram registradas desde a tarde de ontem.

Faltou energia? Faltou, sim, senhor!

Sete bairros de Salvador ficaram sem energia elétrica e na manhã desta quinta-feira (21) alguns permanecem sem: Ribeira, nas imediações da orla; Nazaré; Plataforma; Uruguai e Federação.

Os estragos também incluem queda de árvores. Há registro em pelo menos quatro bairros; Ribeira, Nazaré; Boa Viagem e Liberdade. Não há registro de feridos.

De acordo com a Defesa Civil, nas últimas 24h os 10 maiores acumulados chuvas registrados foram: Alto do Cabrito (64,6mm), Saramandaia (63,6mm), Campinas de Brotas (63,4mm), Nova Esperança (62,1mm), Itacaranha (61,4mm), Calçada (59,4mm), Liberdade – Vila Sabiá (58,8mm), Pituba – Parque da Cidade (58,0mm), Palestina (57,8mm) e Bom Juá (57,6 mm).

O órgão alerta para que a população, ao observar qualquer sinal de perigo, disque 199, solicitando ajuda, e se retire para um local seguro até a chegada da equipe técnica especializada da Codesal.

Nas demais cidades

O interior do estado também sofreu. Em Ilhéus, no sul da Bahia, uma das cidades mas atingidas, a prefeitura decretou situação de emergência nesta quarta-feira (20). A medida é adotada na cidade pela segunda vez.

No município de Jacobina, uma mulher ficou ferida depois que o telhado da residência dela desabou. Por causa da ventania, a estrutura metálica de um apartamento em construção foi arremessada na casa da vítima.

Já em Itabuna, comerciantes estão entre os mais prejudicados. A estrutura da Feira do São Caetano cedeu e 15 barracas precisaram ser interditadas. Alguns bairros ficaram com água no joelho em alguns bairros.

Em Camamu, choveu mais de 90 milímetros na terça, segundo a prefeitura da cidade. Com o temporal, árvores caíram e estruturas de imóveis e embarcações ficaram danificadas.

Na cidade de Canavieiras, a Defesa Civil de Canavieiras relatou quedas de várias árvores. O acúmulo de mais de 100 milímetros de chuva fez o portal na entrada da cidade desabar. Há ainda registro de alagamentos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp