siga nossas redes sociais:

Relatório da CGU aponta desvio de verba de obras hídricas durante governo Bolsonaro

Foto: Divulgação

A CGU (Controladoria-Geral da União) emitiu um relatório que aponta uma série de falhas no processo de escolha dos municípios e de destinação do dinheiro para projetos hídricos durante a gestão do ex-presidente Jair Biolsonaro.

O documento mora que alguns convênios com prefeituras foram aprovados sem que houvesse um diagnóstico da situação atual, necessários para justificar o recebimento da verba sendo que essa etapa é crucial para a correta identificação do problema e para possibilitar que se eleja a solução mais adequada.

“A ausência dessas informações impossibilita que o ministério categorize as propostas recebidas de acordo com as reais necessidades dos proponentes”, diz um trecho do relatório.

Foram analisados 29 contratos, que incluem barragens, adutoras e reservatórios, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, somando quase R$ 441 milhões. A análise da CGU também concluiu que a maioria dos convênios assinados com prefeituras não está andando e isso é critério para o município receber o dinheiro.

Diante desse cenário, a verba do caixa federal fica parado até que o município consiga destravar a obra. O relatório não detalhou quais cidades se encaixam ou não nos requisitos regulares para receber o dinheiro.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp