Foto: Reprodução
As mulheres foram as protagonistas do Time Brasil nos Jogos Olímpicos Paris 2024 e proporcionaram um momento histórico para o país. Pela primeira vez em edições olímpicas, elas foram maioria na delegação brasileira e, também, de forma inédita, conquistaram mais pódios do que os homens. Das 20 medalhas, 12 foram delas, o que representa 60% do total. E, isso, sem contar a participação no bronze da equipe mista de judô.
A evolução do esporte feminino nacional é fruto de um dedicado trabalho do Comitê Olímpico do Brasil (COB) em parceria com as Confederações Brasileiras de modalidades olímpicas desde os Jogos Olímpicos Rio 2016. Um dos pontos altos desse empenho foi a criação da área Mulher no Esporte no COB, em 2021. Nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, as mulheres já haviam conquistado mais medalhas dos que os homens para o Time Brasil.
“Há dois ciclos olímpicos, após ser identificada uma oportunidade de crescimento do esporte feminino, o COB começou a investir especificamente nas mulheres. Não só atletas, mas também para tentar aumentar o número de treinadoras e gestoras. O que vimos aqui em Paris no esporte, também reflete o que está acontecendo na sociedade: a mulher cada vez mais se fortalecendo”, comentou Mariana Mello, subchefe da Missão Paris 2024 e gerente de Planejamento e Desempenho Esportivo do COB.
O sucesso das mulheres brasileiras na capital francesa abriu caminho para o surgimento de novas estrelas como Bia Souza, ouro na categoria pesado (acima de 78kg) no judô. Até então desconhecida do público que não acompanha o dia a dia do esporte olímpico, a judoca de 26 anos furou a bolha e virou ícone de questões fundamentais.
Medalhas do Brasil nas Olimpíadas Paris-2024:
Ana Patrícia e Duda: ouro🥇 no vôlei de praia
Beatriz Souza: ouro🥇 no judô (mais de 78kg)
Rebeca Andrade: ouro🥇 no solo da ginástica
Caio Bonfim: prata🥈 na marcha atlética 20km
Futebol feminino: prata🥈
Isaquias Queiroz: prata🥈 na canoagem C1 1000m
Rebeca Andrade (duas): pratas🥈🥈 no individual geral e no salto da ginástica artística
Tatiana Weston-Webb: prata🥈 no surfe
Willian Lima: prata🥈 no judô (até 66kg)
Alison dos Santos: bronze🥉 nos atletismo/400m com barreiras
Augusto Akio: bronze🥉 no skate park
Bia Ferreira: bronze🥉 no boxe peso leve
Edival Pontes (Netinho): bronze🥉 no taekwondo (até 68kg)
Gabriel Medina: bronze🥉 no surfe
Ginástica artística feminina: bronze🥉 na disputa por equipes
Judô: bronze🥉 na disputa por equipes mistas
Larissa Pimenta: bronze🥉 no judô (até 52kg)
Rayssa Leal: bronze🥉 no skate street
Vôlei de quadra feminino: bronze🥉