siga nossas redes sociais:

Projeto que cria circuito do Carnaval na Orla será votado nesta quarta-feira (12)

Foto: Alfredo Filho/Secom PMS

A Comissão de Constituição e Justiça e Redação Final, da Câmara Municipal de Salvador (CMS), deve votar na tarde desta quarta-feira (12), a proposta que prevê a criação de um novo circuito oficial de Carnaval na capital baiana, que se estende da orla da Boca do Rio até Patamares.

O indicativo foi publicado no Diário Oficial da Casa. A votação do projeto Nº 47/23, de autoria do vereador Antonio Carolino (Podemos), consta na ordem do dia. A proposta prevê também que o novo circuito da festa seja batizado de Circuito Moraes Moreira, em homenagem ao músico baiano morto em 2020.

A proposta de estender o Carnaval para a orla da Boca do Rio, que foi ventilada em 2022, tem enfrentado resistência por parte de moradores da região. Diante da polêmica, a prefeitura engavetou o projeto, mas não descartou a implementação futura. “Não tenho dúvidas de que, para o futuro, quem vier a ser prefeito vai ter que ter essa capacidade de identificar novas áreas na cidade ou até uma outra área para oferecer um circuito melhor”, afirmou o prefeito Bruno Reis (União Brasil), em declaração dada em fevereiro de 2024.

Em maio, foi a vez do secretário de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, afirmar que não há motivos que justifiquem a mudança e disse que ela “não está no horizonte” da gestão municipal. “Não tem porquê ir para outro circuito agora. Esta é a minha opinião como secretário. E também não vejo na prefeitura, outras conversas, desde que entrei, neste sentido de ir para outro lugar”, pontuou.

Mesmo com toda a polêmica, o autor do projeto de indicação diz que se trata de “uma solicitação que vem do povo e se implantado beneficiará a todos”. “E justamente para evitar a saturação da maior festa a céu aberto do planeta é que novas alternativas devem ser pensadas e colocadas em prática já, para ontem”, justificou Carolino.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp