siga nossas redes sociais:

Projeto da Escola de Música e Arte e a Sala de Espetáculos Letieres Leite é apresentado em Salvador

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (10) foi apresentado o projeto da Escola de Música e Arte e a Sala de Espetáculos Letieres Leite (1959-2021), que vão homenagear o músico, educador e fundador da Orkestra Rumpilezz, destaque na luta pela valorização da cultura afro-baiana e da sua musicalidade no mundo.

O equipamento faz parte do complexo cultural que inclui a Cidade da Música da Bahia, a Casa das Histórias de Salvador, o Arquivo Público Municipal e a Galeria Mercado, todos no bairro do Comércio e vão integrar o Complexo Cidade da Música da Bahia.

A homenagem ao maestro Letieres Leite se dá não só pela sua atuação fundamental na construção da história da música feita em Salvador, mas, sobretudo, pelo seu trabalho na criação do método Universo Percussivo Baiano (UPB).

A metodologia é fruto de mais de 30 anos de estudos sobre a presença sonora de elementos de matriz africana na música produzida na diáspora negra nas Américas e, particularmente, no Brasil. O maestro e educador sistematizou ferramentas de ensino tendo como diretriz e base, o legado musical constituído pelas populações negras nas diásporas africanas e a consciência de que a música popular brasileira se estrutura a partir das suas raízes negras.

Priscila Letieres, sobrinha do maestro baiano esteve no ato e falou que além de uma honra, é uma alegria muito grande saber que o legado do tio vai se perpetuar, crescer e consolidar nesse lado científico, que abraça o ensino sobre a música diaspórica.

“Meu tio veio de um berço de escola pública, e isso serviu como uma incubadora para ele. Com certeza, ele estaria muito feliz de saber que dará nome a um espaço plural como este”,.

Na ocasião a Prefeitura de Salvador e a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) firmaram um acordo de cooperação técnica para gestão conjunta do complexo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp