siga nossas redes sociais:

Primeira mulher negra a tomar posse no TSE

Foto: Antonio Augusto/TSE

Advogada e doutora em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais a mineira Edilene Lobo se tornou a primeira mulher negra a tomar posse no Tribunal Superior Eleitoral. Edilene Lobo tomou posse nesta terça-feira (8) no gabinete do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, e o vice-presidente Geraldo Alckmin também estiveram presentes na posse em que Edilene passou a ocupar a cadeira de Ramos Tavares, que passou a ministro titular da Corte.

Em 91 anos da Justiça Eleitoral apenas 10 mulheres ocuparam uma cadeira na Corte Eleitoral, como ministras efetivas ou substitutas. Edielene é a 11ª. Após a solenidade a ministra participou da sessão do Tribunal desta terça e foi saudada por Moraes.

“Reiterando o que acabamos de fazer na posse de Sua Excelência, os votos de muita felicidade, os votos de um bom trabalho aqui no Tribunal Superior Eleitoral e a certeza de que a competência, a dedicação, o preparo de Sua Excelência, ministra Edilene Lobo, vai confirmar a força da mulher brasileira. E mais, a força da mulher negra brasileira compondo pela primeira vez um Tribunal Superior no Brasil. Seja bem-vinda”.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp