Foto: Divulgação
Nesta segunda-feira (13 ), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, convocou reunião extraordinária com todos os 38 ministros e ministras para discutir as medidas adotadas pelo Governo Federal em resposta às fortes chuvas que atingiram o estado do Rio Grande do Sul.
“Teremos mais um anúncio para as concessões de benefícios das pessoas físicas, depois o que nós vamos continuar fazendo, recuperação de estrada, questão de energia, telecomunicações, saúde, educação, portos, aeroportos, é uma infinidade de problemas que a gente vai ter que cuidar e que não é uma coisa de curto prazo, é uma coisa de médio, eu diria até quase longo prazo”.
O Governo Federal perdoou R$ 12 bilhões referentes a juros do estoque total da dívida nesta segunda-feira (13) e anunciou a suspensão por três anos da dívida que o Rio Grande do Sul tem com a União. Além disso, liberou R$ 11 bilhões para um fundo para a reconstrução do estado.
Lula enfatizou que planeta vive tempos difíceis porque “a questão climática é mais séria do que muita gente tenta acreditar que é” e reforçou o compromisso do Brasil em colaborar para frear o aumento da temperatura global.
“Não podemos deixar o planeta Terra ter um aquecimento acima de 1,5ºC. Isso é um compromisso. Para isso, nós temos que cuidar da energia, nós temos que cuidar da floresta, temos que cuidar da água”