Foto: Prefeitura de Ilhéus
A Prefeitura Municipal de Ilhéus revogou o decreto que interditava o Estádio Mário Pessoa. Com a liberação, a Federação Bahia de Futebol (FBF) manteve para o estádio os jogos entre Itabuna e Bahia de Feira, marcado para esta terça (23), e Vitória e Barcelona de Ilhéus, da quarta-feira (24).
Os jogos são válidos pela terceira rodada do Campeonato Baiano, que começa nesta terça-feira e vai até quinta-feira, com duas partidas no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus. A decisão de interditar o Estádio Mário Pessoa, segundo ge.com, foi tomada por causa da chuva que cai na cidade de Ilhéus desde a madruga desta terça-feira (22).
A Prefeitura informou que foram registrados pontos de alagamento, quedas de árvores e falta de energia elétrica. Em seis horas, choveu 153 mm no município.
Nota da Prefeitura de Ilhéus
“Após uma reunião extraordinária realizada por meio de videoconferência entre a Prefeitura Municipal, a Federação Baiana de Futebol e as equipes envolvidas, ficou decidido que os jogos da 3ª rodada do Campeonato Baiano serão mantidos no Estádio Mário Pessoa. A reunião teve como objetivo avaliar as condições do estádio e garantir a segurança dos torcedores.
Inicialmente, a Prefeitura de Ilhéus havia emitido a Portaria 001, de 23 de janeiro de 2024, interditando o Estádio Mário Pessoa por cinco dias. No entanto, após uma decisão conjunta, a portaria tornou-se sem efeito, devido à avaliação positiva do sistema de drenagem do campo e ao rápido empenho das equipes das secretarias de Infraestrutura e Serviços Urbanos, que tomaram as medidas necessárias para a liberação das vias e a limpeza pública.
A videoconferência contou com a participação do secretário da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Luiz Carlos Escuta, o presidente da Federação Baiana de Futebol, Ricardo Lima, e representantes das equipes envolvidas – Armando Filho (diretor executivo do Barcelona), Ricardo Xavier (presidente do Itabuna), Mário Silva (supervisor de Futebol do Vitória) e Mayara Correia (presidente do Bahia de Feira).
Os confrontos da 3ª rodada do Campeonato Baiano estão confirmados, com o jogo entre Itabuna e Bahia de Feira marcado para esta terça-feira (23), às 20h15, e o Barcelona enfrentando o Vitória amanhã, quarta-feira (24), às 21h30.
A decisão foi tomada após a garantia da segurança dos torcedores no estádio, levando em consideração as condições favoráveis do sistema de drenagem e as ações rápidas das autoridades locais. A venda de ingressos para as partidas permanece conforme o previsto, nos pontos de venda definidos pelas equipes e na bilheteria do estádio. A população está convidada a comparecer e apoiar seus times neste emocionante evento esportivo.
Secretário esclarece atendimento da Prefeitura de Lauro de Freitas à família de criança morta em incêndio
O secretário municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), Tito Coelho, esclareceu em vídeo gravado nesta terça-feira (23), que a Prefeitura de Lauro de Freitas por meio da secretaria de Desenvolvimento Social e demais pastas atendeu de imediato com ações emergenciais à família vítima do incêndio no Residencial Morada Tropical, no Jambeiro, no último dia 19 de janeiro.
Diferente do que foi noticiado, o secretário comprova, através de registros fotográficos, a atuação imediata da Prefeitura no local da tragédia. Não houve negativa de auxílio aluguel, que já estava liberado aguardando apenas a assinatura dos familiares que não puderam fazer no momento, porque precisaram se descolar ao IML.
O secretário lembra, ainda, que dona Ivana já foi beneficiária do auxílio aluguel nos anos de 2019 a 2023, quando recebeu as chaves do seu apartamento do programa Minha Casa Minha Vida. Também estão liberados de imediato os auxílios funeral e de transporte que ainda não foram efetividades por conta da não liberação do corpo, que é de competência do IML.
Ainda, segundo o secretário, itens como colchão de solteiro e casal, roupas de cama, mesa e banho, materiais de higiene e cesta básica também foram disponibilizados para a família.
Em nota veiculada pela a Prefeitura de Lauro de Freitas, a administração municipal reforça que “permanece dedicada ao suporte integral às vítimas, assegurando que nenhum esforço será poupado para amenizar as dificuldades enfrentadas.”