Foto: Reprodução
O Porto da Barra, considerada, uma das praias mais famosas de Salvador, foi colocada em pesquisa do Centro Internacional de Formación en Gestión y Certificación de Playas como uma das 100 melhores do mundo em 2024. O estudo foi divulgado nesta quarta-feira (17), pelo Governo Federal.
De acordo com o levantamento, o Porto da Barra ficou em 80º lugar na atualização da lista, na frente de praias como Copacabana, Arpoador, no Rio de Janeiro, e também da Praia Central, em Balneário Camboriú.
O problema, porém, é que uma análise realizada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) vai na contramão da pesquisa internacional.
A avaliação divulgada no último dia 8 de julho pelo instituto brasileiro coloca a praia do Porto da Barra como impropria para banho. Outra praia soteropolitana que aparece na lista de melhores do mundo, mas também é considerada imprópria para os banhistas, é a da Penha, no bairro da Ribeira, que ficou com 90ª posição.
O boletim do Inema analisa a qualidade das águas usadas no contato primário. Ou seja, o contato direto e prolongado, onde há uma elevada possibilidade de ingestão.
Já o estudo divulgado pelo Governo Federal avalia quatro critérios específicos — Recreação, Proteção, Conservação e Sanitária. Cada critério possui um ‘peso’ diferente em caso da praia estar localizada em área Rural, Urbana ou Vila. Desta forma, Porto da Barra foi avaliado com uma nota de 0.685, enquanto Penha ficou com 0.666. Melhor praia do Brasil, Saquarema, no Rio de Janeiro, ficou em 2º lugar, com nota de 0.942.