Foto: Gabrielle Gomes/GE
Toda caminhada começa com o primeiro passo.
E o Vitória está trilhando sua jornada de forma competente e responsável visando o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. Longe da Elite desde 2018, foram árduas e longas temporadas para alcançar a tão sonhada Glória Eterna (desculpa, Conmebol!). Em pensar que todo esse tormento passou pelo porão do futebol brasileiro, que é a Série C. E conseguiria piorar, já que há um ano meio o Vitória estava na porta da zona de rebaixamento para a Série D.
Subiu para a Série B.
A natureza não tem pressa, segue seu compasso.
Dono de uma campanha invejável, com mais de um turno de vitórias colossais. Que momento do Leão!
Nas redes sociais e em debates com amigos, claro, existem algumas comparações, mas discordo de alguns pontos. 2023 é diferente de 2015, não é um bate-volta. O que o Vitória faz na Série B é muito mais do que um simples acesso para a Série A: o Leão coloca o fim em um pesadelo!
A torcida, que lotou o Barradão no último domingo (05) aguardando o tão sonhado acesso, pode comemorar ainda essa semana caso o Criciúma não vença o já rebaixado ABC.
Missão difícil? Não sabemos, mas futebol é futebol!
E já deixo aqui minha torcida: Bora Elefante Minha P**A!
Que a burrinha da felicidade nunca se atrasa.
Há quem aceite um anticlímax se o acesso vir sem que o time esteja em campo. Para uma torcida que lotou todos os jogos, colocou uma onda vermelha e preta ao invadir o aeroporto e que com muita luta conseguiu o acesso, ainda que os matemáticos dissessem o improvável – o time tinha apenas 2% de chance de acesso em 2022 – subir no meio da semana sentado no sofá de casa pode tirar o brilho do retorno, mas o sentimento será único.
E disso eu não tenho dúvida.
Nem mesmo o roteirista que escreveu a história do Vitória nessa trajetória até o retorno à Série A acreditou nos capítulos escritos. E tem nome: Fábio Mota, presidente do clube. Autor de uma das colocações futebolísticas mais assertivas de 2023. Ainda em fevereiro, quando o Vitória foi eliminado do Campeonato Baiano – competição que não chega às fases finais há cinco edições – e acabou com a chance de classificação do time para a Copa do Brasil do 2024, ele garantiu que o time subiria campeão para a série A e assim disputaria o torneio nacional em 2024.
Profecia?
Se avexe não.
A verdade é que o time caminha a passos largos para confirmar o título. Para mim o acesso já está garantido. É só uma questão de tempo.
Na Série B mais equilibrada dos últimos tempo, o Leão vem quebrando recordes e recordes, reconstruindo uma nova história. Caminhando lado a lado. E se nas arquibancada a torcida prepara, a cada jogo, um novo espetáculo, incentivando e cantando 90 minutos, dentro de campo o Vitória tem retribuído.
Inexoravelmente chega lá.
Depois de longínquos cinco anos, merecidamente, seja muitíssimo bem vindo de volta à Elite do Futebol Brasileiro, Colossal!
*Neison Cerqueira é jornalista e apaixonado por futebol e esporte.