Foto: Divulgação
A partir desta quinta-feira (15) o valor do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) em 2024 foi liberado para os beneficiários nascidos no mês de janeiro.
O calendário de liberações segue o mês de nascimento do trabalhador, no caso do PIS, ou o número final de inscrição do Pasep. Os pagamentos ocorrem de 15 de fevereiro a 15 de agosto e a quantia está disponível no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e no Portal Gov.br
Este ano o abono salarial de 2024 será pago a 24,67 milhões de trabalhadores em todo o país acumulando um montante de saques no valor total de R$ 22,6 bilhões. O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal; e o Pasep, pelo Banco do Brasil.
O benefício é pago para o trabalhador inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos, e que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos e o valor do abono é proporcional ao período em que o empregado trabalhou com carteira assinada em 2022.