Um levantamento realizado pelo Monitor Data, mostra que a prefeitura de Salvador é líder do ranking de interações em seus perfis nas redes sociais. Os dados levam conta a soma de compartilhamentos, likes e comentários nas plataformas X (antigo Twitter), TikTok, Instagram, Facebook e YouTube em comparação com outras cidades do país.
Nessas cinco plataformas, as redes da Prefeitura da capital baiana possuem 1,4 milhão de seguidores e tiveram, no mês de março, 747.308 mil interações. Na segunda colocação, as redes da prefeitura do Rio de Janeiro, que totalizam 2,4 milhões de seguidores, registraram, também no mês passado, um total de 492.706 interações. Em terceiro lugar aparece a gestão municipal de Curitiba (PR), que contabiliza 2,1 milhões de seguidores na soma de todas as redes e, também em março, registrou 465.288 interações.
Na prática, o estudo mostra o impacto e o engajamento das contas dos governos municipais. Embora nessas plataformas sociais estudadas as capitais carioca e paranaense acumulem mais seguidores, os perfis da Prefeitura de Salvador apresentaram melhor desempenho, o que mostra que as publicações surtiram efeito e se comunicaram de forma mais eficaz com os usuários das redes.
No Instagram, a Prefeitura de Salvador (@prefsalvador) se destaca entre todas as cidades com perfis oficiais nesse ambiente virtual, liderando o ranking com 926 mil seguidores. As segunda e terceira posições ficam, respectivamente, com as gestões municipais de Curitiba (644 mil seguidores) e Recife (496 mil).
O levantamento também traçou, em março, o número de impressões, isto é, quantas vezes as postagens foram vistas na plataforma, seja em formato de foto ou vídeo. Salvador, Curitiba e Recife apresentaram os seguintes dados: 714,430 mil, 426,284 mil e 399,604 mil, respectivamente.
“A gente acredita que a comunicação de uma prefeitura tem que estar em contato com o cidadão. Por isso, buscamos, através de trends e memes, nos conectar com as pessoas, falando das coisas que são mais importantes, que são os serviços públicos. O objetivo também é tentar entender quais as demandas da população para, dessa forma, melhorarmos o trabalho da gestão”, explica PV Bispo, diretor de Comunicação Digital da Prefeitura de Salvador.