siga nossas redes sociais:

Pela primeira vez na história da PM sargento gay consegue licença-paternidade de 6 meses

 Foto: Studio Carla Gomes

Uma sentença publicada no dia 28 de julho de 2022 e assinada pela juíza Nicole de Faria Neves, concedeu ao policial militar Valdi Barbosa, o direito de tirar seis meses de licença-paternidade após o nascimento da filha Sofia.

O militar que atua há 14 anos na Cavalaria decidiu pedir a licença ao governo do estado e foi orientado pelo seu superior a entrar com um requerimento administrativo, mas com a perspectiva de negação com base em casos anteriores. De acordo com a PM, esse foi o primeiro caso desse tipo na corporação.

“Foi aí que eu decidi entrar na Justiça. Primeiro, o estado me concedeu a licença padrão, de 20 dias. Cheguei a trabalhar por dois serviços e depois saiu a sentença. Juntando com férias, fiquei quase oito meses com minha filha”, contou o policial.

Valdi e Rafael tiveram Sofia em junho de 2022. A pequena foi gerada pela irmã de Valdi, Rosilene, que serviu de barriga solidária. Valdi trabalha num plantão de 24 horas de serviço por 72 horas de folga e Rafael, dá aulas online e tem horários mais irregulares, por isso a necessidade da licença por mais tempo.

“O direito não é meu, é da minha filha. Algumas pessoas podem pensar que eu quis um direito que é das mães, mas na verdade o direito é da criança, de ter alguém se dedicando integralmente a ela por seis meses. Mostrei que minha família existe e preferi não me esconder, porque minha felicidade vale muito mais”.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp