Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
O Partido Liberal (PL) do ex-presidente Jair Bolsonaro vai apoiar a indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, caso ocorra, para o Supremo Tribunal Federal. Bolsonaro gravou um áudio tentando explicar aos apoiadores sobre a declaração do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto.
Os apoiadores de Bolsonar criticaram a declaração de Valdemar. Na época, em entrevista à CNN, ele disse: “Se for um cidadão preparado, que é o caso, devemos votar a favor”, afirmou. Através de um áudio, Bolsonaro falou sobre a repercussão negativa. “A indicação é do presidente da República, mas a aprovação é outra história. E, segundo ele, foram além do que ele respondeu e falaram que o PL votaria favorável. Dos senadores que eu obtive resposta, de jeito algum votariam em Flávio Dino numa possível sabatina no Senado. Não só pelo passado lá de trás, fazendo aqui um pleonasmo, mas também como o presente no Ministério da Justiça, pelo que ele mais faz que é perseguir opositores políticos e sabotar as investigações do 8 de janeiro”, afirmou o ex-presidente.
O nome de Flávio Dino tem ganhado força para ocupar a cadeira de Rosa Weber, aposentada da Suprema Corte, por meio da indicação de presidente Lula. Indicado, ele vai passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Dino é considerado como o favorito. Além do ministro, também estão sendo cotados o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e o advogado-geral da União, Jorge Messias.