siga nossas redes sociais:

O GOLPE TAVA AÍ: PF encontra documento com teor golpista com General Heleno, ex-GSI

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

O ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI), general Augusto Heleno, deixouu guardado consigo uma agenda com manuscritos com teor golpista. O documento foi apreendido pela Polícia Federal (PF) na casa do ex-ministro, durante a operação Tempus Veritatis, deflagrada nesta quinta-feira (8), mirando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), assessores e militares suspeitos de articular uma tentativa de golpe de Estado.

Conforme Bela Megale, no jornal O Globo, os policiais à coluna que a agenda de Heleno contém anotações de próprio punho com teor antidemocrático que convergem com outros documentos golpistas encontrados ao longo das investigações, a exemplo de documento apreendido no gabinete de Bolsonaro, na sede do PL, nesta quinta e a minuta golpista apreendida na casa de Anderson Torres, em 2023.

Ainda segundo a reportagem, dentre as articulações escritas na agenda está o plano de limitar o poder de atuação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mediante a um suposto entendimento jurídico baseado em parecer da Advocacia-Geral da União (AGU).

As anotações incluíam ainda a ideia de que as ordens de um juiz suspeito seriam ilegais, com possibilidade de prisão do delegado que as cumprisse. Para a PF, o material encontrado na agenda de Augusto Heleno mostra que os temas golpistas eram debatidos de maneira recorrente pelo núcleo do governo de Bolsonaro.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp