Nesta quarta-feira (26), governador Jerônimo Rodrigues entregou o novo shuttle elétrico, que fará em quatro minutos o trajeto entre a Estação do Metro e o Aerpoto Internacional de Salvador, de forma confortável e sustentável.
O gestor baiano foi o primeiro a embarcar nesta nova jornada, na viagem inaugural, dando início a um projeto que promete reduzir a emissão de poluentes, além de modernizar a mobilidade urbana da capital baiana.
Operado pela CCR Metrô Bahia, o serviço que é gratuito, já opera com ônibus a diesel, durante os horários de pico, das 7h às 8h e das 17h30 às 18h30, o intervalo entre as viagens é de 10 minutos, e ao longo do dia, inclusive aos domingos, o intervalo é de 15 minutos.
“Estamos celebrando mais uma parceria com a CCR, trazendo uma inovação importante para Salvador e para a Bahia. Embora seja um transporte de curta distância, seu impacto é enorme. Para os moradores de Salvador, que já estão acostumados com o transporte coletivo, agora terão à disposição uma opção elétrica, sem emissão de gás carbônico, contribuindo para um futuro mais sustentável. Esse é um passo importante na transição energética da nossa cidade”, ressaltou o chefe do executivo, Jerônimo Rodrigues.
Os novos ônibus eletétricos vão substituir os antigos e contarão com espaços e mobiliário específico para bagagens e até assentos dobráveis, já que o trajeto é de curta distância, priorizando o conforto e a praticidade. Em média, são realizadas 230 viagens diárias, e em 2024, o serviço transportou mais de 1,4 milhão de passageiros.
“Esse é um transporte extremamente importante, pois faz a ligação entre dois modais essenciais, o Aeroporto de Salvador, que é a principal porta de entrada para a cidade e a Região Metropolitana, e o sistema metroviário, que hoje transporta mais de 420 mil pessoas diariamente. Além de sua importância estratégica, a qualidade do serviço também é destacável com um ônibus é super silencioso, sustentável e que contribui para a melhoria contínua do nosso sistema de transporte”, explicou o diretor da CCR, Júlio Freitas.
A secretária de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Jusmari Oliveira, o diretor da CCR, Júlio Freitas, o secretário do Meio Ambiente (Sema) e Eduardo Sodré outras autoridades também participaram da entrega.