Fotos: Secom PMS
Nesta segunda-feira (3) foi inaugurado o novo Laboratório Central de Salvador (Lacs), que vai ampliar em 15% a realização de exames de coleta no município. Com um investimento de R$3,5 milhões, a nova estrutura permitirá que Salvador conte com mais oito postos de coleta nos bairros, que serão inaugurados até o final deste ano.
A expectativa é que a realização de exames no Lacs suba para 400 mil, em média, por mês. Além disso, a nova estrutura possibilitará a implantação da área técnica de biologia molecular, ampliando a realização de exames no setor de microbiologia, além da implantação de novos exames laboratoriais como teste oral de tolerância à glicose, RT-PCR para arboviroses, teste de intolerância à lactose, culturas de secreções diversas com antibiogramas, entre outros.
O equipamento, situado na Rua Visconde de Itaborahy, em Amaralina, foi batizado em homenagem ao médico e cientista Elsimar Coutinho, que faleceu em 2020, e também vai contribuir para a área de Vigilância Epidemiológica na investigação dos agravos que afetam a população como surtos e epidemias.
É uma imensa honra para mim receber, em nome de meu pai, essa homenagem maravilhosa com esse laboratório. Meu pai sempre lutou muito pela medicina baiana, pelas descobertas que fez, pelo povo baiano que sempre apoiou e pelas mulheres que sempre defendeu”. agradeceu Charlotte Coutinho, filha de Elsimar Coutinho e presidente do Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (CEPARH).
O novo prédio do laboratório tem subsolo (com sala de coleta, esterilização, almoxarifado), térreo (bioquímica, uroanálise, imunologia, hematologia e microbiologia) e primeiro andar (eletroforese, parasitologia, coordenação, apoio técnico e operacional).
