Foto: shutterstock
Na Bahia, segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), mais de mil óbitos pela doença foram registrados de janeiro a outubro. E o número de internações por causa da enfermidade chega a mais de 1,8 mil.
Em novembro, mês de combate ao câncer de próstata, o mutirão da “Saúde do Homem” será realizado em Salvador, com oferta de três mil vagas entre consultas e exames de PSA para homens a partir de 45 anos.
Para ter acesso aos atendimentos é preciso fazer um agendamento, a partir desta quarta-feira(25), no site: https://novembroazul.saude.ba.gov.br/inicio/.
A ação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), é uma parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Cerca de 100 médicos associados à SBU vão realizar atendimentos nos dias 13 e 14 de novembro, no ambulatório do HGRS, das 7h às 17h.
DADOS
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), as estimativas para a doença nos próximos anos são altas. Para o próximo triênio (2023/2025), espera-se mais de 71 mil novos casos de câncer de próstata por ano em todo o Brasil. O que somaria algo em torno de 215 mil novos casos da doença. Este tipo de câncer só ficará atrás apenas do câncer de pele. A região Nordeste é uma das áreas do país onde esse câncer mais prevalece.