siga nossas redes sociais:

NOVAS VARIANTES! Ministério da Saúde monitora situação da Covid no país

NOVAS VARIANTES! Ministério da Saúde monitora situação da Covid no país

Foto: Agência Brasil

O Ministério da Saúde está monitorando novas subvariantes da Covid. Novas no Brasil, a JN.1 e a BA.2.86.1 foram identificadas inicialmente no esado do Ceará. A primeira já corresponde a 3.2% das detecções no mundo.

A JG.3, derivada da EG.5, conhecida popularmente como Éris, foi isolada no mesmo estado nordestino, mas não se tornou predominante por lá. A cepa vem sendo monitorada pelo órgão nos últimos meses, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), ao menos a JN.1 e a JG.3 foram encontradas em 47 países.

Ao que tudo indica, as variantes não são responsáveis por casos graves de Covid, mas é cedo para afirmar. “A JN.1 não foi examinada pela OMS. A OMS se permitiu dizer que não havia nenhuma evidência de de casos mais severos. Essa variante é muito nova. A gente ainda está em monitoramento. Acho prematuro dizer que a variante é incapaz de produzir casos mais severos”, ressalta o secretário Executivo de Vigilância em Saúde do Ceará, Antonio Silva Lima Neto.

É importante completar o esquema vacinal contra a Covid de imediato. A partir de 2024, a vacina contra a Covid-19 passará a integrar o Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde e as doses serão disponibilizadas apenas aos grupos prioritários.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp