Foto: Ricardo Stuckert/PR
O nome do novo procurador-Geral da República (PGR) tem dado dor de cabeça ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com a coluna Bela Megale, de O GLOBO, o mandatário tem se reunido com membros de seu governo e pessoas de sua confiança no Judiciário para encontrar uma nova opção para a PGR. O mandato de Augusto Aras encerra em 26 de setembro de 2023.
Lula tem revelado estar insatisfeito com as alternativas para ocupar o cargo. O petista não quer que a subprocuradora Elizeta Ramos, que assumirá o cargo interinamente, fique por muito tempo. Ela vai substituir Augusto Aras. Até o momento, dois nomes estão sendo apontados como as possíveis escolhas de Lula para a PGR: vice-procurador eleitoral, Paulo Gonet, e o subprocurador-geral Antônio Carlos Bigonha.
Ainda segundo Bela Magale, a escolha de Gonet para a PGR é apoiada pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes. Bigonha é o favorito por procuradores que atuaram nas gestões anteriores de Lula.
O entreve com Bigonha seria pelo fato de que o papo “não teria fluido” como o esperado. Além disso, há receio de aliados do Palácio do Planalto em dar mais poder aos magistrados com um nome influenciado por eles na PGR.