siga nossas redes sociais:

Nomes alternativos para a PGR deixa Lula insatisfeito, diz colunista

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O nome do novo procurador-Geral da República (PGR) tem dado dor de cabeça ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com a coluna Bela Megale, de O GLOBO, o mandatário tem se reunido com membros de seu governo e pessoas de sua confiança no Judiciário para encontrar uma nova opção para a PGR. O mandato de Augusto Aras encerra em 26 de setembro de 2023.

Lula tem revelado estar insatisfeito com as alternativas para ocupar o cargo. O petista não quer que a subprocuradora Elizeta Ramos, que assumirá o cargo interinamente, fique por muito tempo. Ela vai substituir Augusto Aras. Até o momento, dois nomes estão sendo apontados como as possíveis escolhas de Lula para a PGR: vice-procurador eleitoral, Paulo Gonet, e o subprocurador-geral Antônio Carlos Bigonha.

Ainda segundo Bela Magale, a escolha de Gonet para a PGR é apoiada pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes. Bigonha é o favorito por procuradores que atuaram nas gestões anteriores de Lula.

O entreve com Bigonha seria pelo fato de que o papo “não teria fluido” como o esperado. Além disso, há receio de aliados do Palácio do Planalto em dar mais poder aos magistrados com um nome influenciado por eles na PGR.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp