Foto: Reprodução
Na Bahia, muita gente ainda precisa ficar em dia com a Justiça Eleitoral. O prazo para regularização termina nesta quarta-feira (8). De acordo com o TRE-BA, mais de 1,6 milhão de títulos de eleitores estão cancelados na Bahia.
Além do plantão no último fim de semana, o TRE também realizou um mutirão no último dia 1⁰ de maio, e segundo o órgão, quase 13 mil baianos foram atendidos em todo o estado. Até o próximo dia 8, a sede do Tribunal Regional Eleitoral, no CAB, vai funcionar das 8h até às 18h, com o objetivo de realizar serviços relacionados ao título de eleitor.
Dentre as pendências que estão sendo resolvidas no TRE estão o alistamento eleitoral, que é a primeira via do título de eleitor, atualização dos dados cadastrais, mudança do local de votação, que é mudar de uma escola para outra, coleta de biometria e também a transferência, que é quando uma pessoa vota em um município e querer votar em outro. O cidadão que não conseguir resolver as pendências com o documento, fica impedido de votar na eleição deste ano.
Locais de atendimento
Além do Tribunal Regional Eleitoral, outros pontos estão realizando atendimento, a exemplo das Prefeituras-Bairro. No entanto, para ter acesso aos serviços do TRE nesses locais, é preciso antes fazer um agendamento por meio do site do Salvador Digital. Nas Prefeituras- Bairro, o atendimento é das 8h até às 17h e os interessados devem apresentar um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência.
Os postos fixos das Prefeituras-Bairro são: Barra/Pituba, Cabula, Centro-Brotas, Cajazeiras, Cidade Baixa, Itapuã/Ipitanga, Liberdade/São Caetano, Pau da Lima, Subúrbio/Ilhas e Valéria. Além deste, há também o posto de atendimento do TRE na Estação Pituaçu, em Salvador.