Foto: Divulgação
O Agosto Lilás é uma campanha nacional que tem o objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o fim da violência contra a mulher.
Em referência ao mês, a Secretaria de Políticas para Mulheres Infância e Juventude (SPMJ) e o Ministério Público da Bahia (MP/BA) firmaram uma parceria e implantam a Sala Agosto Lilás no Shopping Bela Vista.
O espaço disponibiliza, a partir da próxima segunda-feira (14), no piso L2, às 18h, palestras e discussões sobre ações para inibir violações de direitos femininos. A programação inclui ainda ações de saúde da mulher; oficinas de horta em casa, aula de defesa pessoal, apresentações de atrações musicais entre outras.
A ação é uma forma de abordar as mulheres e chamar a atenção sobre as diferentes formas de agressões e incentivar vítimas e sociedade, a denunciarem a violência.
Os atendimentos acontecem até o dia 31 de agosto.
Casos e denúncias na Bahia
Conforme publicação desse ano do boletim “Elas vivem: dados que não se calam”, a Bahia registrou um aumento de 58% no número de casos de violência contra a mulher, com 316 crimes, em 2022. O estado liderou o ranking de feminicídios na região Nordeste, com 91 registros.
O estado tem 15 delegacias especializadas (DEAM), responsáveis por desenvolver ações que protegem as vítimas de potenciais agressões com atendimento disponíveis 24 horas por dia. Os números de atendimento são: (71) 3116-7000/7001/7002/7003/7004 (Engenho Velho) e (71) 3117-8203 (Periperi).
As outras unidades podem ser encontradas no site do Tribunal de Justiça.