Foto: Divulgação
Desde que policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil do Rio de Janeiro passaram a usar câmeras operacionais portáteis em seus uniformes, as mortes por intervenção de policiais caíram 45%.
A Secretaria de Estado da Polícia Militar informou que já implantou 12.719 aparelhos para o uso dos agentes em serviço. Na Bahia, o uso das câmeras em uniformes de policiais estava prevista, inicialmente, para o Carnaval, mas foi adiado em função do prazo de 60 dias para entrega das câmeras, previsto no contrato assinado com a fornecedora dos equipamentos no fim de dezembro de 2023..
O prazo começou a contar a partir do dia 1º de janeiro – desta forma, a previsão é que as câmeras sejam instaladas no início de março. “A gente pediu para a empresa verificar se teria como atender isso, mas o prazo em edital tem que ser seguido. Não adianta a gente atropelar os passos. Fazemos as coisas da forma mais correta que tem que ser”, explicou o o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner.