siga nossas redes sociais:

Ministro Haddad garante que não há “descompromisso” de Lula com meta fiscal

Foto: Reprodução

Durante conversa com a imprensa, nesta segunda-feira (30), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, negou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteja descompromissando com as metas estabelecidas para as contas públicas do país. Ele revelou que Lula pediu apoio do governo para conversar com líderes do Congresso sobre o tema.

Lula já havia dito que o governo “dificilmente” iria alcançar a meta de déficit zero nas contas em 2024. A fala não foi vem aceita e causou afetou os índices da bolsa, dólar e juros futuros.

“Não há, da parte do presidente, nenhum descompromisso, muito pelo contrário. Se ele não estivesse preocupado com a situação fiscal, ele não estaria pedindo apoio da área econômica para orientação dos líderes do Congresso”, disse Haddad.

Haddad disse ainda que a declaração de Lula demonstra preocupação com a “erosão da base fiscal” do país. Haddad mencionou ainda duas decisões da Justiça que afetaram a perda de arrecadação para o governo federal e estados, são elas: a decisão do STF que retirou o ICMS sobre a base de cálculo do PIS/Cofins; e a medida judicial que autorizou o abatimento, por empresas, de subvenções dadas por estados a empresas estão sendo usadas para despesas de custeio.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp