Foto: Ton Molina/Estadão Conteúdo
Os resultados positivos na economia brasileira foram comentados pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). O percentual do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, divulgado nesta sexta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fez o Brasil crescer 0,9% no 2º trimestre de 2023, acima das expectativas do mercado financeiro, de 0,3%.
Em entrevista à Globo News, Haddad comentou sobre o resultado. “A gente fica feliz que as projeções do início do ano, feitas pelo Ministério da Fazenda, que era um crescimento superior a 2% já no começo do ano, estão sendo superadas, e o crescimento do PIB desse ano deve atingir a marca de 3%”, disse. “Eu quero lembrar que, nessa mesma época, as projeções médias do mercado eram de um crescimento inferior a 1%. Portanto, em relação ao que estava sendo projetado para a economia brasileira no começo do ano pelo mercado, nós estamos com um crescimento três vezes superior ao que estava sendo pensado”, completou Haddad.
Segundo Haddad, os resultados do PIB brasileiro “dão força” para a agenda do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, que enviou um conjunto de medidas para o Congresso Nacional, em busca de organizar o cenário econômico do país. Ministro de estado, Haddad soma em sua gestão o novo arcabouço fiscal, já aprovado pela Câmara dos Deputados, e a reforma tributária, que já está tramitação no Senado Federal. Ele disse ainda que segue “à disposição das lideranças do Congresso Nacional” para que as demais medidas avancem.