siga nossas redes sociais:

Mais de 330 mil atendimentos de pessoas com Alzheimer foram realizados este ano na Bahia

Foto: Divulgação

Nos últimos quatros anos, a Bahia apresentou um crescimento de 22% no atendimento de pacientes com Alzheimer. Enquanto no ano inteiro de 2018 foram realizados 646,8 mil, ano passado foram 788,1 mil e este ano já atingimos a marca de 330 mil atendimentos.

De acordo com o levantamento do Ministério da Saúde, através do DATASUS, crescimento de atendimentos está relacionado ao envelhecimento da população e a maior capacidade de diagnóstico. Ainda assim, estima-se que existam 1,2 milhão de casos no Brasil, a maior parte deles ainda sem diagnóstico. No mundo, são cerca de 35,6 milhões.

Causado pela perda progressiva de neurônios a partir do acúmulo de duas proteínas (tau e beta-amiloide) no cérebro, o Alzheimer tem várias maneiras de se manifestar. Os principais sintomas devem logo ser investigados para possibilitar um diagnóstico breve.

Quadro de esquecimento, mudanças de comportamento, falas sem sentido, perda da coordenação motiras e sinais de depressão são alguns dos sinais que devem servir de alerta. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp