Foto: Divulgação
Em julgamento que terminou na última segunda-feira (6), o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou mais 10 pessoas pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro do ano passado. Sete pessoas foram condenadas a 14 anos de prisão, duas a 17 anos e outra a 11 anos e 11 meses.
Os réus foram enquadrados nos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado, pelos quais foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Além da pena, os condenados foram sentenciados também a pagar, solidariamente com os demais, uma multa no valor de R$ 30 milhões a título de reparação pelos danos causados aos prédios públicos.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) fez a denuncia com base na mesma tese sustentada pelo relator, o ministro Alexandre de Moraes, de que os envolvidos participaram dos crimes de forma coletiva, todos contribuindo para uma tentativa de derrubar o governo democraticamente eleito.