Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) repercutiu nesta quarta-feira (28), o pedido de anistia a pessoas condenadas de participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 proposto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em sua fala, Lula descartou a possibilidade do governo federal tome a iniciativa que tenha como objetivo beneficiar os golpistas. “Está pedindo anistia? Você quer apagar a bobagem que fez? A bobagem é que ele [Bolsonaro] se acovardou, pensou o golpe, não teve coragem”, disse Lula.
Em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar no programa É Notícia, da RedeTV!, Lula ressaltou que, pelas “barbaridades que fez”, Bolsonaro deverá se submeter ao processo jurídico a que todo cidadão tem direito em uma democracia, inclusive a “presunção de inocência” que não teve durante o processo da Lava Jato.
No domingo (25), em ato político na Avenida Paulista, em São Paulo, Bolsonaro pediu que o governo Lula fizesse uma proposta ao Congresso para anistiar os condenados pela participação nos atos. “No fechamento [do ato de domingo], fui para cima do apaziguamento, com anistia, e isso precisa vir do lado de lá. Eu sei que o Parlamento é o ente que decide essa questão, mas, partindo do Executivo, seria muito bem-vindo”, disse o ex-presidente, que também está inelegível.