Foto: Reuters/Adriano Machado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) se encontraram no início da noite de domingo (21), no Palácio da Alvorada.
O encontro ocorreu em meio à briga pública de Lira com o ministro da Secretária de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha, responsável pela articulação política do governo com o Congresso.
Segundo auxiliares, a reunião foi vista como positiva e a conversa deve garantir um pouco de “tranquilidade” na relação do executivo com a Câmara.
Lula teria admitido na conversa que houve um erro de seus auxiliares na demissão do primo de Lira do comando do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Alagoas. Wilson Cesar de Lira Santos foi exonerado na última terça-feira (16).
Lira criticou o trabalho do ministro-chefe da SRI, Alexandre Padilha. O deputado afirmou que o ministro, responsável pela articulação do governo Lula, era “incompetente” e que plantava notícias falsas sobre negociações parlamentares. Depois da fala do presidente da Câmara, Lula disse que manteria Padilha no cargo “só de teimosia”.